Palavra Institucional

10 anos de escola

Neste ano de 2020 nossa instituição completa 28 ANOS de existência e presença no bairro do Engenho Novo/RJ e também 10 anos de experiência como unidade escolar. Nos trilhos de nossa trajetória, muitos foram os caminhos, quando no ano de 2010 tivemos a oportunidade de ampliar os territórios de nossa atuação com a criação do colégio agostiniano AIACOM, nas modalidades da Educação Infantil, Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos.

Acreditando no potencial transformador e emancipatório da educação, tivemos uma excelente experiência com ensino formal e regular, sendo desafiados a construir um processo educacional singular e integrado aos princípios e valores que fazem parte de nossa identidade institucional, ofertando ensino de qualidade, inteiramente gratuito, com apoio integral na alimentação, uniforme, material pedagógico e didático de todos os nossos estudantes.

Cientes da responsabilidade de sermos uma referência de trabalho junto às populações economicamente vulneráveis, constituímos estratégias para a garantia de acesso e permanência desse que sempre se constituiu como público prioritário de nossas ações, fortalecendo a missão dos agostinianos que é “promover a vida por meio da fraternidade, da educação e da justiça social”.

Ao longo desses 10 anos de experiência como escola formal, mantivemos acesa a chama de nossos sonhos e inquietudes, trabalhando com uma equipe de  educadores e educadoras sempre sendo motivados e desafiados por tecer um projeto pedagógico humano-cristão que prima pelas relações fraternas e solidárias, a partir da compreensão e problematização da realidade e do reconhecimento dos sujeitos como seres inacabados em constante processo de busca.

Nosso fazer pedagógico sempre é impulsionado pelo processo de ação-reflexão que reconhece a escola como um espaço de transformação individual e social, que investe na formação de sujeitos históricos e aptos a participarem de forma autônoma e crítica da sociedade, reafirmando no contexto contemporâneo o papel dos sujeitos e suas infinitas possibilidades de mudanças.

Aos nossos estudantes e familiares, o nosso agradecimento por tão valiosa oportunidade de educar as crianças, adolescentes, jovens e adultos das comunidades adjacentes ao bairro do Engenho Novo, zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Que possamos continuar nossa caminhada juntos por mais outras décadas.

Cleidy Nicodemos
Diretora do AIACOM