O programa de Educação de Jovens e Adultos é destinado aos alunos com idade acima de 15 anos oferecendo o Ensino Fundamental e Médio. Atua na perspectiva de universalizar a educação básica como um compromisso humano com o desenvolvimento e participação social, política, econômica e cultural.

O sistema de ensino assegura gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.

A metodologia segue as bases teóricas do sociointeracionismo com vertentes em Piaget, Vigostsky e Emília Ferreiro, tendo como essência as concepções educativas e filosóficas de Paulo Freire, vinculando a educação escolar ao mundo do trabalho e as práticas sociais.

As principais finalidades do programa de Educação de Jovens e Adultos do colégio AIACOM são:

  • Garantia da cultura letrada, do cálculo, da compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores sociais, possibilitando uma participação mais ativa no universo profissional e na vida social.
  • propriação dos instrumentos básicos necessários ao acesso a outros graus de ensino.
  • Fortalecimento da autoestima e do exercício da autonomia pessoal, respeitando os conhecimentos construídos pelos jovens e adultos em sua vida cotidiana.
  • Ter função reparadora no sentido de ter acesso não só aos direitos civis pela restauração de um direito negado, mas o direito a uma escola de qualidade, e o reconhecimento da igualdade ontológica de todo e qualquer ser humano.
  • Ter função equalizadora, relacionada à igualdade de oportunidades que possibilite oferecer aos indivíduos novas inserções no mundo do trabalho, na vida social e nos canais de participação.
  • Ter função qualificadora, que se refere à educação permanente, com base no caráter incompleto do ser humano, cujo potencial de desenvolvimento e de adequação pode se atualizar em quadros escolares ou não escolares. Mais que uma função, é o próprio sentido da educação de jovens e adultos;