O ensino Fundamental do colégio AIACOM é desenvolvido nas séries iniciais (1º Segmento), distribuídos em 16 turmas de 1º ao 5º ano, totalizando em média 400 alunos matriculados.

Os referenciais que norteiam seu projeto educativo têm por base reflexões do fazer pedagógico, à luz da filosofia agostiniana, da realidade em que vivemos, das teorias pedagógicas e dos documentos normativos que regem a educação no Brasil.

No processo de aquisição, sistematização e produção de conhecimento, investe-se na valorização da aprendizagem de modo mais significativo, possibilitando o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a viver em comum, o aprender a ser e o aprender a aprender;

0s eixos metodológicos propostos para o ensino envolvem, prioritariamente, os seguintes princípios:

  • Relação conhecimento/vida/formação humana, na busca pelos significados socioculturais dos saberes escolares.
  • Base metodológica sócio interacionista, investindo na participação ativa do aluno na construção do conhecimento, tendo o professor como um mediador entre os saberes e experiências individuais e os conhecimentos historicamente acumulados.
  • Desenvolvimento da autonomia e do senso de responsabilidade dos estudantes, com o intuito de fortalecer a capacidade dos mesmos em lidar com as transformações que ocorrem na política, na cultura, na economia e na sociedade como um todo.
  • Partir da oralidade, do conhecimento da realidade próxima, do contexto social do aluno e resgatar a história e as múltiplas possibilidades do conhecimento humano para intervir na realidade.
  • Oposição ao conteudismo, sem sentido e sem significado.
  • Formação de alunos e professores criativos e críticos de sua própria ação. Sujeitos históricos que participam do processo de produção do conhecimento socialmente acumulado, que se enxergam como produtores de um saber e são corresponsáveis pela produção social.
  • Articulações multidisciplinares e interdisciplinares para o conhecimento do mundo.

PERFIL DO ALUNO QUE SE ALMEJA FORMAR

Sabe-se que a SIC-AIACOM atua, no decorrer de sua existência, exclusivamente junto a grupos socialmente vulneráveis, na perspectiva de potencializar o fortalecimento e a autonomia de todos os indivíduos que compõem seu espectro de ações. Nesse sentido, entendemos que o aluno do Colégio AIACOM, oriundo de um meio sociocultural desprivilegiado, possui uma realidade complexa e desigual presente no percurso de seu desenvolvimento. Deseja-se desenvolver uma proposta educativa que considere esse aluno como um ser integral: corpo, mente e alma, estando envolvido no processo, as múltiplas possibilidades e potencialidades que reconhecemos nele como sujeito histórico.

O processo educativo deve, então, centrar-se na perspectiva de oferecer o máximo de experiências educativas, respeitando as diferentes fases/etapas do desenvolvimento humano.

Deseja-se formar um sujeito crítico, analítico, que compreenda o mundo que o rodeia e, para isso, o processo de escolarização deve centrar-se no conhecimento do mundo em seus diferentes aspectos: científicos, sociais, políticos, matemáticos, linguísticos, religiosos, incluindo as regras, normas e leis que regem esse mundo e que orientam a vida em comunidade.

Este sujeito em formação deve saber identificar os limites e interfaces das diferentes áreas de conhecimento, desenvolver relações múltiplas transdisciplinares na perspectiva de compreender os limites e possibilidades de uma ação transformadora.