Nos dias 04 e 06 de fevereiro tivemos Capacitação Pedagógica na nossa unidade.

Recebemos no dia 04 a convidada Conceição Lacerda, que palestrou sobre “Um convite”, em que o conteúdo discutiu o comportamento e entorno sob um novo prisma. Fazer escolhas e agir como protagonista. Nessa palestra, estiveram presentes também colaboradores de outros setores como Biblioteca, Serviço Social, Secretaria Escolar e Administrativo. A palestrante expôs sobre o Contrato Psicológico, no qual discute sobre o que acreditamos dificultar o processo de aprendizagem e o que pode ser feito para evitar isso. Em um primeiro momento, os participantes se reuniram em grupos para trocarem soluções de convívio e também fazerem um auto conhecimento, irem em busca da gestão pessoal, como forma de organização e planejamento da rotina. Já em outro momento, também em grupos, os colaboradores discutiram sobre cada valor que a instituição trabalha, seja como exercem no dia a dia, seja como é a reação do público na prática da sala de aula. Eles puderam também trocar entre si suas histórias individuais de vida.

Simultaneamente, tivemos um outro encontro, com o convidado Reimont Luiz Otoni, vereador pelo PT (Partido dos Trabalhadores) na cidade do Rio de Janeiro. Atrelado à Campanha da Fraternidade, o tema da palestra “Fraternidade e Políticas Públicas” trouxe para o público presente, composto por professoras do Ensino Fundamental e Educação Infantil, a realidade de uma atual política sem programas sociais eficientes que atendam a massa. A vivência às margens do risco social sem políticas públicas. As abordagens são extensas, como os resultados aos desastres com o meio ambiente, que mostram como é a falha da ação política em várias regiões do Brasil.

No dia 06 de fevereiro, tivemos uma nova capacitação pedagógica e, dessa vez, com a convidada Mônica Waldhelm, professora e doutora. O tema é “BNCC: Desafios e impactos no currículo da educação básica”, que trouxe a nova estrutura curricular para a educação. Mônica expõe o quanto são falhas as novas medidas, que tratam da retirada de um conteúdo escolar que as crianças deveriam realmente aprender. Em contraponto ao perfil mais conservador da nova BNCC, Mônica defende que nos segmentos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I deveria haver mais a vivência do aluno para que ele desenvolva a sua competência, priorizando a autonomia intelectual. E para que cada um dos presentes aprofunde a sua maneira de pensar acerca de uma solução para as novas regras curriculares, grupos por segmento são formados com essa proposta, para que os componentes interajam e discutam sobre novas estratégias de aprendizagem.

Vejam nas imagens abaixo cada momento das nossas capacitações pedagógicas!

IMG_7562 IMG_7563 IMG_7570 IMG_7574 IMG_7576 IMG_7579 IMG_7585 IMG_7589 IMG_7592 IMG_7600 IMG_7610 IMG_7616 IMG_7619 IMG_7624 IMG_7632 IMG_7637 IMG_7640 IMG_7642 IMG_7644 IMG_7650 IMG_7656IMG_7856 IMG_7860 IMG_7872 IMG_7875 IMG_7876 IMG_7878 IMG_7880 IMG_7883 IMG_7885

IMG_7902 IMG_7904 IMG_7908 IMG_7916 IMG_7919

 

Capacitação Pedagógica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *