Notícias

31 de maio de 2023

Cine Debate | 27 de maio

Iniciamos o nosso encontro com o Dia da Família na Escola, do Projeto Social, em culminância às atividades trabalhadas ao longo do mês nos núcleos de dança afro, teatro, ginástica rítmica, informática e multimídia. Na dinâmica proposta, as famílias participaram do Partilhando Ideias, que trouxe importantes questionamentos e puderam interagir com reflexões acerca do racismo. A provocação manifestou no público o olhar crítico para esta realidade e a busca por mudanças neste cenário.

Nosso fim de tarde de sábado foi mediado pela equipe do Projeto Social e setor de pastoralidade. Na intervenção pastoral, as famílias puderam conhecer e entender um pouco mais sobre a SOUC – Semana de Oração pela Unidade Cristã, projeto que implementa ações que desenvolvem um olhar cristão e mais humano nas pautas sociais. Neste ano, o tema da SOUC é “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça”, que traz na sua mensagem, objetivo e conceito de identidade visual a importância da luta pela igualdade racial e combate ao racismo. O contexto da temática foi motivado pelas disparidades raciais e suas violências históricas nos Estados Unidos, contra o povo indígena Dakota (1862) e o assassinato brutal de George Floyd (2020).

Após um delicioso lanche, que preparamos em homenagem à culinária latino-americana, o público, que esteve presente para o Cine Debate, assistiu ao curta-metragem “Dúdú e o lápis cor da pele”. A obra áudio visual tratou o tema sobre racismo através da experiência e perspectiva de uma criança negra ao se deparar com o “lápis cor da pele”, em situações cuja falta de representatividade lhe trouxe questionamentos e a descoberta da própria identidade. O curta-metragem nos revela que “Dúdú”, nome do protagonista, significa preto no idioma africano Yorubá, além de nos provocar importantes reflexões sobre a questão étnico-racial na sociedade. O conteúdo da noite trouxe mais a fundo o tema sobre racismo e, no debate com o público, refletimos sobre a importância de se ter corpos negros ocupando espaços de poder, destacando a inclusão e a diversidade no mercado de trabalho, sendo a representatividade um importante elemento de transformação social. Também abordamos a Lei 10.639, há 20 anos implementada e sancionada para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da presença da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”.

Confira as imagens de mais um sábado no nosso ponto de cultura!

Compartilhe

  • Facebook
  • WhatsApp
  • Twitter

Últimas notícias