No dia 07 de abril, a EJA (Educação de Jovens e Adultos) teve uma manhã de sábado de bastante aprendizado: Encontros de Cultura & Cidadania. É papel da escola educar para a paz e a cidadania, conhecendo suas causas, refletindo eticamente na busca por valores universalizantes, e assim, poder apontar formas de superação da violência. O encontro reuniu alunos e professores do segmento, além do DEPAS, Coordenação Pedagógica e Direção Escolar. Com as participações de Jorge Alexandre – Sociólogo; Aderlan Crespo – Advogado; e Henrique Vieira – Pastor e Teólogo.

O tema discutido foi “A violência e os caminhos para a sua superação”. Atrelada à Campanha da Fraternidade, a discussão trouxe as mais reais perspectivas quanto à sociedade atual e às vivências dos alunos, relacionando toda a problematização com nosso público presente. Com o atual quadro de violência que apresenta a cidade do Rio de Janeiro, os convidados expunham consequências reais e possíveis soluções, destacando os altos índices que atingem as classes menos favorecidas; o emprego de políticas públicas ineficientes a uma grande parcela da população; as informações distorcidas pelos veículos de comunicação que adentram nossos lares e que estão cada vez mais ao alcance de todos; dentre outros motivos pelos quais a desigualdade social ainda habita o nosso país. O resultado de tudo isso? Jovens, que na sua maioria são negros e moradores das favelas, tendo suas vidas ceifadas ou impedidas de plena realização de suas potencialidades.

O evento ainda contou com a participação dos jovens das oficinas de teatro e dança do AIACOM, apresentando textos encorajadores e que tocam a realidade que vivemos na sociedade atual, na qual devemos procurar através da esperança meios de superação. Com a intervenção artística dos jovens do Projeto, ainda tivemos os espetáculos “A verdadeira história do Maculelê” e “Atitudes”. Na sequência, com os convidados e professores presentes, os alunos puderam debater sobre toda a problemática exposta, questionando e partilhando suas experiências de vida. Com a fluência das abordagens, o encontro também procurou desconstruir uma sociedade que ainda tende a transmitir o que é certo ou errado e a insistir no que vem a ser “vidas que valem mais do que as outras”. Com este parâmetro social construído, o sentimento de medo acaba por motivar reações diversas de violência.

Foi uma aula de informações necessárias e de troca de conhecimento. Todos que participaram, e principalmente os alunos, puderam ter uma visão mais crítica e também otimista do que podem transformar para a superação da violência.

Veja conteúdo completo de fotos deste evento, no Blog do AIACOM, acesse: http://aiacom.org.br/index.php/2018/04/17/encontros-de-cultura-cidadania-eja/

IMG_7819 IMG_7833 IMG_7875 IMG_7888 IMG_7924 IMG_7920 IMG_7938 IMG_7959 IMG_8003 IMG_8036

Encontros de Cultura & Cidadania | EJA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *