Notícias

20 de maio de 2025

18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

AIACOM promove ação de conscientização sobre o 18 de Maio com alunos do Ensino Fundamental

Em alusão ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Colégio AIACOM, por meio de seu Serviço Social, realizou uma importante ação de sensibilização e conscientização com os alunos do Ensino Fundamental.

A iniciativa, que aconteceu ao longo da semana de 12 a 16 de maio, teve como objetivo promover um espaço de escuta, acolhimento e diálogo com as crianças, abordando temas fundamentais como respeito ao corpo, confiança, proteção e canais de denúncia em situações de risco. Utilizando uma linguagem acessível e apropriada para cada faixa etária, as assistentes sociais conversaram com as turmas, explicando o significado da data e a importância de saberem identificar e relatar situações de violência.

Como parte da ação, os alunos foram convidados a expressar o que aprenderam por meio da produção de cartazes temáticos. Com criatividade e muito envolvimento, eles ilustraram mensagens de proteção, cuidado e direitos, representando também o símbolo da campanha “Faça Bonito” — a flor, que representa a delicadeza e a necessidade de proteção da infância.

No dia 19 de maio, os trabalhos foram expostos em uma mesa expositora preparada na escola para receber as famílias, durante os horários de entrada e saída das turmas. O espaço também contou com a distribuição de materiais informativos da campanha e a presença do Serviço Social para oferecer orientações, esclarecer dúvidas e reforçar a importância da prevenção e da denúncia.

A ação reforça o compromisso do AIACOM com a formação cidadã de seus alunos e com o fortalecimento de uma rede de proteção e cuidado, envolvendo toda a comunidade escolar.

💛 “Falar sobre esse tema com as crianças, de maneira sensível e respeitosa, é essencial para garantir que elas saibam reconhecer situações de perigo e saibam que não estão sozinhas. É um trabalho de prevenção que começa com informação e acolhimento”, destacou a equipe do Serviço Social.

"] -->

Compartilhe

  • Facebook
  • WhatsApp
  • Twitter

Últimas notícias