Catequese

Catequese

Iniciação e aprofundamento da fé católica

 

Cassicíaco é o nosso espaço da experiência catecumenal de encontro com Jesus, com os valores evangélicos do Reino, por meio do carisma agostiniano. A origem da Catequese se encontra nas primeiras comunidades cristãs, quando aqueles que aderiam à fé em Jesus Cristo formavam pequenas comunidades, partilhando suas vidas, celebrando e comungando suas crenças e ideais. Santo Agostinho sintetiza a dinâmica da fé: “creio para entender e compreendo para crer”. É nessa dinâmica que se desenvolve a proposta da Catequese.

Objetivos

  • Desenvolver um caminho formativo permanente na fé cristã para as pessoas da comunidade educativa, à luz da Palavra de Deus e do carisma agostiniano, estabelecendo relações fraterno-sororais comprometidas com a verdade e a justiça, sinais do Reino de Deus.
  • Acompanhar a catequese da iniciação cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma) como o primeiro passo para o conhecimento da fé, introduzindo o catequizando na vida eclesial e celebração dos sacramentos.
  • Propiciar itinerários à luz da vida de Santo Agostinho, a fim de que se cultive os valores tipicamente agostinianos, a partir das realidades sociais e culturais de cada unidade educacional.

Participe dos encontros

Para participar, procure o Núcleo de Pastoralidade.

 

Informações

Oferecemos um itinerário de catequese permanente, os estudantes começam com a iniciação à vida no 4º ano, com duração de dois anos. Em seguida, são inseridos no Grupo de Convivência Agostiniana, espaço de perseverança na fé. A preparação para a crisma acontece a partir do 9º ano. Os encontros são realizados uma vez por semana. O dia da semana varia anualmente de acordo com o calendário do Núcleo de Pastoralidade.