6 de setembro de 2023
No dia 02 de setembro realizamos a nossa 23ª Mostra Cultural Pedagógica. Com apresentações dos núcleos de dança afro, teatro, ginástica rítmica, artes e multimídia, os alunos do Projeto Social e 5° ano Integral, dialogaram com a cultura da América Latina e trouxeram para a nossa Mostra produções que pautaram aspectos socioculturais dos países latino-americanos, tais como Brasil, Chile, Panamá, Colômbia, México, entre outros.
Na dança afro, tivemos a literatura e aspectos geográficos, retratados na lenda “A gruta do Cutumgato”; na diversidade dos ritmos latinos, oriundos dos povos originários e suas belezas diversas; nos aspectos religiosos do Panamá, retratados na história “El Cristo Negro”. Já no teatro, tivemos a encenação da obra “Todos os gritos serão ouvidos”, cuja proposta buscou uma reflexão acerca das injustiças vivenciadas por pessoas invisibilizadas, na intenção de dar voz aos gritos sufocados que surgem das periferias, inquietar o nosso entorno e questionar o tão belo Grito da Independência: será que o Brasil é independente ou ainda é um horizonte a ser alcançado?
Na ginástica rítmica, os núcleos retrataram a cultura mexicana da Festa dos Mortos e a cultura colombiana da Feira das Flores. Com abordagem aos aspectos sociais dessas duas nações, os espetáculos destacaram a beleza, a força da arte latina e embalaram ritmos, cadências e movimentos, que traduziram a bonita experiência de sermos todos latino-americanos.
Na multimídia, os alunos puderam produzir materiais audiovisuais. O primeiro, apresentou ao público presente curiosidades e atrações turísticas do Uruguai, abordando seus aspectos socioculturais; já o segundo vídeo foi uma produção conjunta com o núcleo de Artes, uma parceria cujo trabalho apresentou o jogo “Amarelinha latino-americana”, no qual os alunos mostraram a construção e produção contextualizada da atividade, realizada no chão do colégio, ensinando a jogar e trazendo representações visuais e referências culturais dos países da América Latina, por meio de desenhos, cores e formas.
Além deste jogo interativo, o núcleo de Artes produziu uma linda exposição que abriu o nosso evento. Nela, chamada “Expressões sobre a origem: culturas de uma América Latina antes das invasões europeias”, cada trabalho exposto foi uma expressão artística fomentada por Estudos Sociais, referentes à primeira e à segunda unidade do nosso tema integrador, “Nosso sangue latino: identidades que não se calam” e “Meio ambiente latino-americano: superpotência da biodiversidade do mundo”. Esta atividade do núcleo dialogou com a proposta de sustentabilidade da nossa unidade agostiniana em contribuir com praticas pedagógicas de preservação da natureza e do meio ambiente, transformando materiais descartados em arte.
Confira as imagens!













































