Notícias

3 de julho de 2024

Grupo Laços – 27 de junho

No dia 27 de junho, realizamos mais um Grupo Laços. Com público formado por pais e responsáveis dos nossos alunos, discutimos sobre o tema “Educando as infâncias sem violência – conheça a Lei Menino Bernardo”.

Com a convidada Maria de Fátima da Silva (coordenadora da CHEIFA – Central Humana de Educação, Ideias e Formação Alternativa) para falar do tema, pudemos conhecer e aprender mais sobre esta importante lei, que informa e incentiva a prevenção às violências e estabelece o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos físicos ou de tratamento cruel ou degradante.

A palestrante explica que podemos prevenir e identificar sinais. Com o seguinte questionamento “Você possui alguma história sobre o tema, que já sofreu na vida?”, o público presente trouxe relatos de suas histórias de vida, seja quando crianças, adultos ou com familiares.

“É só uma palmada?”, veja algumas estatísticas:

  • 1 em cada 4 brasileiros concorda que é uma medida educativa aceitável.
  • 27% afirma que educar com castigo é melhor que diálogo.
  • 38% já usou algum.

Sobre a história que deu origem à lei em questão, Fátima enfatiza que, mesmo ao pedir socorro, a interrupção da vida daquela criança foi decorrente da violência que ela sofria, portanto, vale o alerta de que “a violência trava a vida”. Nossa Assistente Social Bianca também abre um ponto de atenção para uma outra realidade, a de que crianças ou pré-adolescentes que namoram cedo estão mais propensos a serem agressivos ou manifestarem um comportamento mais violento no futuro. Para prevenir violências e fazer a diferença, algumas atitudes podem ser positivas e barrar este problema. Uma participante do nosso encontro relata uma cena muito positiva em sua vida que foi o primeiro “eu te amo” vindo de sua mãe. Mostrando que uma relação de afetividade pode transformar a convivência em família.

Nossa equipe mediadora apresenta o curta-metragem “Vida Maria” (2006), uma animação em 3D, de autoria do animador gráfico Márcio Ramos, que mostra um ciclo de violência na vida de uma família nordestina, reproduzido de mãe para filha. Nosso Grupo reflete que é preciso identificar os sinais para interromper os riscos e que não somos somente compostos de carne, mas feitos de alma e emoção.

Confira as imagens!

"] -->

Compartilhe

  • Facebook
  • WhatsApp
  • Twitter

Últimas notícias