O curso será presencial e terá duração de 3 dias, de 22 a 24 de janeiro, nos quais pretenderá refletir sobre os princípios epistemológicos que iluminam a prática pedagógica agostiniana no campo da Educação Social, apresentando os desafios e compromisso como uma educação emancipatória e transformadora.
Período de inscrições: de 6 a 9 de janeiro. Vagas limitadas! Apenas 35 vagas disponíveis.
- Duração do curso: de 22 a 24 de janeiro.
- Horário: 8h às 17h.
- Endereço: Rua Barão do Bom Retiro, 941 – Engenho Novo.
Com certificado para participantes que comparecerem nos três dias de curso.
CONFIRA O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
MÓDULO 1: Educação Popular: Esperançar para Transformar
- Princípios Históricos e referenciais teóricos;
- Decolonizar a Educação;
- Princípios inspiradores de Paulo Freire;
- Pedagogia crítico-social e humanista.
MÓDULO 2. Infâncias: proteção e cuidado como um compromisso civilizatório e geracional
- Conceituar Infâncias / adolescências / juventudes;
- Assistência social e os marcos regulatórios na garantia e proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente.
MÓDULO 3. Aldeia que Educa: Construção de laços com a Família e Território
- Território: Realidade histórico-social em diálogo;
- Educar em tempos de contemporaneidade: autoridade e crise de sentidos;
- Suporte na transição para a vida adulta: novas experiências e perspectivas de família;
- Princípios básicos para a AÇÃO EDUCATIVA na relação com educandos e familiares.
MÓDULO 4. Educação Escolar e não-escolar: Campo de Afetividades, aprendizagens e possibilidades
- Aprendizagem e Afetividade: aproximações conceituais;
- Desenvolvimento das potencialidades emocionais, cognitivas e sociais;
- Afetividade, Amorosidade e Aprendizagem: diálogos possíveis e necessários;
- Relação Educador-Educando: amorosidade e querer bem.
MÓDULO 5. Educação Agostiniana: caminhos e possibilidades
- Princípios básicos da Filosofia e Espiritualidade Agostiniana;
- Alfabetização ecológica: princípios e práticas sobre o Cuidado com a Casa Comum;
- Celebração da vida e compromisso com a esperança.
- Diversidade, alteridade, equidade no fortalecimento das humanidades;
- Perspectivas multiculturais: valorização das etnias e a inclusão dos elementos das culturas regionais e das diferenças culturais;
- Papel da arte na constituição dos sujeitos e identidades.