Notícias

17 de novembro de 2021

3° Fórum Projeto Juventude e Ecologia: Amizade Social

No dia 8 de setembro realizamos o 3° Fórum do Projeto Juventude e Ecologia, trazendo o tema “Amizade Social”. O encontro online, através da plataforma Zoom, reuniu convidados e participantes que contribuíram para a riqueza de conhecimento sobre o tema tratado. 

O palestrante foi o nosso coordenador de Pastoral, Reynaldo Wilson. O conteúdo apresentado traz o documento de autoria do Papa Francisco, “Fraternidade Universal e Amizade Social”, como princípios do bem viver e amizade comum. A referência utilizada nos explica que todos somos irmãos da Terra e que é fundamental que olhemos para a situação atual do nosso planeta, nossa casa comum, e que a crise global prejudica a capacidade de união entre os indivíduos e com a natureza. Alguns aspectos são apontados, como o sinal de regressão que a história nos dá: conflitos anacrônicos, nacionalismos fechados, ressentimentos e a falta de diálogo; a globalização também é um aspecto, indicando o fim da consciência histórica e surgimento de novas formas de colonização cultural, semeando o medo e o desânimo através da desconfiança, resultando em destruição de valores, saberes e ideias que poderiam servir de ajuda para um mundo coletivo. A desumanidade traz reflexões acerca da desigualdade social, o descarte da população que vive a vulnerabilidade, como na favela, cuja perspectiva ainda é tida por muitos como um lugar de violência e marginalidade, quando na verdade, a realidade é de violação de direitos humanos, um lugar cujos moradores são desconsiderados na sociedade. Uma exclusão que se estende também à população imigrante, aquela que, muitas vezes, encontra uma “cultura de muros”, o que faz com que a pobreza cresça em larga escala. 

A jovem Roberta Moraes pergunta: O que causa medo, indignação ou tristeza na sociedade? 

Novas falas apontam visões de futuro e do agora acerca do questionamento feito. Como a jovem Maíra, que nos diz que quem está no tôpo da pirâmide costuma se esquivar e negar oportunidades a quem não habita o mesmo espaço. Iara Oliveira, nossa convidada, afirma que a favela sempre lutou contra a negação de direitos e que, com seu trabalho voltado para as identidades locais, vê jovens se interessando e discutindo sobre o tema, o que a revitaliza e a enche de força na constante luta por uma sociedade mais justa e fraterna. Nosso palestrante Reynaldo Wilson complementa, reafirmando a opressão sofrida por determinadas populações, que quando são consideradas sem serventia, passam a ser descartadas. Corroborando na reflexão por um descarte que descaracteriza o indivíduo em uma perspectiva humana, ampliando também para a importância de se ter novas visões de mundo ao encontrar de novos caminhos, sendo fundamental lutar internamente contra esse mal. 

Na dinâmica do nosso encontro, aprendemos mais também com o conteúdo audiovisual, do qual assistimos dois vídeos: “O que é Ubuntu?” e “A arte do bem viver”. O primeiro se trata da filosofia dos povos de Ubuntu, os quais sofreram por muito tempo a segregação racial. Uma população cuja base é a comunidade e os seus conceitos de convivência, seja na pluralidade ou na ajuda coletiva de uns pelos outros, em valorização à existência humana. Já o segundo vídeo traz o conceito de inclusão, mostrando que não há bem viver se não considerarmos o que é diferente, destacando que a origem humana é de todos e é uma importante filosofia nos tempos de hoje.  O 3° encontro do projeto Juventude e Ecologia chega ao seu final e com as palavras da jovem Paola, que comenta que o equilíbrio é um caminho de grande importância na sociedade na busca pela igualdade, para que os grupos sociais não sejam silenciados e discriminados.

Compartilhe

  • Facebook
  • WhatsApp
  • Twitter

Últimas notícias