28 de abril de 2023
Viagens Literárias pela América Latina: histórias, culturas e riquezas.
A Educação Infantil e o Ensino Fundamental produziram trabalhos de muita beleza, conhecimento e diversidade cultural, todos com uma proposta pedagógica que valorizou as produções literárias da América Latina.
Neste ano, trouxemos nossa Feira em um outro formato, o virtual, com apresentações em vídeo dos trabalhos desenvolvidos pelas turmas. O material completo está disponível no nosso canal do youtube, clique aqui e aproveite!
As turmas do maternal, pré 1 e 2 apresentaram trabalhos de autores como Daniel Munduruku, Jairo Buitrago, Alicia Baladan, entre outros. Por exemplo, na cultura indígena, as histórias trabalhadas abordaram com sabedoria e poesia o jeito de ser desse povo, que vive na floresta amazônica; os alunos puderam observar os modos de vida na aldeia, o que as crianças indígenas gostam de brincar, também aprenderam sobre o grafismo indígena, usado em celebrações e rituais. No livro “O animal mais feroz”, as turmas puderam refletir um pouco sobre os direitos da criança, compreendendo a importância da educação, da identidade, da auto aceitação, da proteção e do cuidado. Já com o livro “Tartarugas”, os alunos conheceram o projeto Tamar e uma espécie de tartarugas gigantes presentes em Galápagos, no Equador. Já em outra história, a Educação infantil nos apresentou a arte urbana pela América Latina, através de grafismos com escritas espontâneas.
O Ensino Fundamental também nos presenteou com a riqueza das obras literárias latino americanas, tendo como objetivo proporcionar aos estudantes e toda comunidade escolar a troca de saberes, culturas e histórias que envolvem o universo latino, através das literaturas infantis. As abordagens trazem histórias, lendas, mitos e contos que narram as diferentes identidades desses povos, nos permitindo conhecer autores infanto-juvenis latinos que são referências literárias no mundo, como Joel Franz Rosell, Gabriel García Márquez, Joel Rufino, Rogério Barbosa, Alicia Baladan, entre vários outros. As turmas trabalharam obras como “Dorme, menino, dorme” (Laura Herrera – Chile), “Aventura no Império do Sol” (Sílvia Cintra Franco – Peru), “A luz é como a água” (Gabriel García Márquez – Colômbia) e “Frida Kahlo” (Nadia Fink – México).
Confira os vídeos das apresentações, clicando na turma desejada:
+ Leia Mais
+ Leia Mais
+ Leia Mais
+ Leia Mais