Notícias

10 de julho de 2023

Formação de Plateia | “Maculelê”

No último sábado, 08 de julho, formamos mais uma plateia, para apresentar à comunidade do bairro o espetáculo “Maculelê”.

Para abrirmos nossa noite, exibimos o mini documentário “História do Maculelê”, no qual a pesquisadora e historiadora Zilda Paim explica a origem do nome Maculelê, que se deu pela junção de “Macuas” e “Males”, tribos rivais; e o “lelê”, que era o pedaço de pau usado pelos africanos durante os enfrentamentos. Assim, chegou até nós, no Brasil, o nome “Maculelê”.

No vídeo, partilhado com todos na abertura da Formação de Plateia, o público presente pôde conhecer a história de Popó Maculelê, um representante ancestral do ritmo, musicalidade, dança e disseminador desta importante cultura no nosso país. Batendo o maculelê e lutando capoeira, o protagonista Popó pôde contribuir para a valorização desta festa popular e exaltação à religiosidade de matriz africana.

CLIQUE AQUI para assistir ao vídeo completo!

Com esse importante conteúdo contextualizador do espetáculo, nossos vinte jovens subiram ao palco, dando vida, forma, movimento, expressão e beleza à dança afro apresentada, “Maculelê”, traduzindo a essência e ancestralidade marcante de uma cultura que merece ser celebrada e enaltecida, com todo o seu poder de alcance e representatividade. O espetáculo é uma intervenção artística do núcleo de dança afro, construído a partir de estudos pedagógicos no projeto de pesquisa deste ano, “Somos todos América Latina”, propondo resgatar a cultura que vem sendo apagada ao longo da História. Por ser conhecida como uma manifestação cultural, acredita-se que, esta, já existira na Bahia desde o século 18, aonde chegou, possivelmente, através de escravizados africanos ou através dos portugueses, que praticavam a antiga dança, incorporada com elementos indígenas, africanos e europeus. Hoje, o maculelê é praticado por diversos grupos de capoeira e segue fazendo parte do nosso folclore, sendo muito presente na festa da Padroeira N. S. da Purificação de Santo Amaro, comemorada em 2 de fevereiro. Uma das mais tradicionais festas do Brasil.

O conteúdo cultural da noite é uma pequena amostra do que os núcleos de atividades do Projeto Social vem preparando ao longo do ano, para apresentarem seus trabalhos ao grande público em agosto, na Mostra Cultural Pedagógica. Através do teatro, dança afro, artes, ginástica rítmica, informática e multimídia, poderemos ver grandes trabalhos, pulsados pela arte e a cultura e que podem transformar o olhar e a vida de nossas infâncias e adolescências. Desde já, você é nosso convidado nesta linda celebração!

Confira as fotos da Formação de Plateia!

Compartilhe

  • Facebook
  • WhatsApp
  • Twitter

Últimas notícias