Notícias

23 de novembro de 2023

Consciência Negra 2024

No dia 20 de novembro, realizamos o nosso evento de celebração à Consciência Negra. Com o tema “Ideias e ideais latinos: vozes que ecoam através dos tempos”, promovemos atividades que valorizaram a arte e a cultura, como importantes alicerces no estudo do percurso civilizatório da América Latina, ecoando as vozes que se recusam e se recusaram ao silenciamento. Nesta perspectiva, traduzindo o sentimento de identidade, buscamos valorizar e perpetuar narrativas que, não só remetam ao passado de exploração e colonização, mas também à capacidade de insistir, resistir e (re)existir.

Com grande presença, o público pôde participar de oficinas temáticas, com abordagens ao tema em suas propostas e ministradas por nossa equipe de colaboradores: oficina literária; oficina de estamparia afro; oficina “As panquecas de Mama Panya”; oficina de afrobeat; oficina de circuito étnico; oficina “ateliê expressivo”; oficina de tranças.

No palco, apresentamos também o desfile afro “AFRO JAMAICA: Ancestralidade, Cultura e Resistência”, com turmas da Educação Infantil, presenteando a todos com muita beleza, estilo marcante e carisma. Também tivemos os alunos do 5° ano Integral e do Projeto Social, que abrilhantaram ainda mais a noite, com espetáculos de dança afro e ginástica rítmica, abordando fortemente a nossa identidade latina, ancestralidade a africanidade nas narrativas de suas apresentações: Ritmos latinos – Uma jornada cultural; Coral – Cantos das nossas raízes; Negra sou; Mulheres guerreiras; Carnavalito colombiano – Uma celebração de ritmo, cor e cultura; Bainá; e Maria que estais aqui.

“A chamada América Latina […], na verdade, é muito mais ameríndia e amefricana do que outra coisa […].”
(Lélia Gonzalez)

Confira as imagens!

Compartilhe

  • Facebook
  • WhatsApp
  • Twitter

Últimas notícias