Notícias

29 de novembro de 2021

Consciência Negra

Nossos alunos se prepararam para a celebração do AIACOM pelo Dia da consciência Negra e apresentaram trabalhos de investigação e pesquisa de muita importância para o conhecimento, aprendizado e cultura de todos. O evento em homenagem a esta importante data aconteceu no dia 19 de novembro, nos dois turnos, com transmissão ao vivo pelo Facebook e pequenas tomadas de compilação deste dia tão especial. 

Educação Infantil e Ensino Fundamental fizeram importantes trabalhos, ousando na arte e na cultura, para entregar painéis, murais e cartazes ricos em história e valores. Os pequenos do Maternal, Pré 1 e 2, participaram de atividades em sala de aula e expunham através do “Corredor Artístico: Arte, Luta e Resistência” uma gama de conhecimento, que traz invenções tecnológicas como revolução no continente africano, destacando e valorizando grandes inventores negros. Importante destacar que os trabalhos desenvolvidos foram feitos com material reciclado, reconstruindo com novas cores e vida todos os objetos em descarte. 

No Ensino Fundamental, os alunos se dispunham a apresentar uma Exposição Cultural: Humanidades, Tecnologias e Saberes: Caminhos de Evolução, para quem nos acompanhou em tempo real pelas redes sociais. Com este tema norteador, da homenagem do AIACOM à Consciência Negra, os alunos do 1° ao 5° ano mostraram, por exemplo, como é possível unir tecnologia e arte ancestral; valorizando personalidades negras que fizeram história com sua inteligência, talento e criatividade. Alguns trabalhos como “África: O berço da Matemática”, “Fios que tecem histórias”, Arte marajoara: Descobrindo Histórias e construindo identidade” e “A diversidade cultural dos turbantes nas mídias sociais” fizeram parte desse nosso dia de resistência e luta por visibilidade de um grande povo e sua história. Nas salas de aula, as atividades das turmas foram diferenciadas, participando de oficinas, cuja proposta foi a de fortalecer cada vez mais o pertencimento dos alunos a uma história que ajudou a construir a do nosso país, buscando uma interação maior com jogos, brincadeiras, desenhos, pinturas, artesanato e tudo o que é simbolismo africano, para enriquecer ainda mais a cultura dentro e fora da sala de aula. 

No Projeto Social, os jovens trouxeram grandes inventores negros que constituem histórias que, infelizmente, foram silenciadas e apagadas na sociedade. No dia 22 de novembro, os alunos dos núcleos de atividades de teatro, dança afro, dança de rua, informática e multimídia, mostraram a importância dessas personalidades, dando luz às suas histórias e grandes contribuições para o movimento tecnológico no mundo. Os alunos do 5° ano estiveram presentes e participaram das atividades, mediados pelos educadores e alunos do Projeto, eles também exercitaram essa prática em valorização à Consciência Negra, desenhando essas personalidades negras e dando vida às suas memórias, para que suas histórias permaneçam vivas.

No dia 25 de novembro, os jovens do Projeto Social também receberam um convidado que já se tornou uma referência de sucesso em suas vidas: Wagner Bittencourt. O jovem é um ex-aluno do AIACOM e hoje é sucesso no mundo da moda. Graduado em Gestão de Recursos Humanos, começou a empreender aos 18 anos como artesão, e hoje, atua no mercado como Estilista para uma marca carioca. A palestra foi uma roda de conversa de muito aprendizado, superação, força de vontade e talento, de muito incentivo e motivação para que nossos jovens também continuem a ir em busca de seus sonhos. 

Confira as imagens das nossas homenagens à Consciência Negra!

Compartilhar


Últimas notícias