Notícias

13 de maio de 2022

Feira Literária

Findamos o mês de abril e iniciamos o mês de maio com a literatura em alta na nossa unidade. Neste ano, o colégio AIACOM trouxe como proposta para a sua Feira Literária os “Saberes literários que nos inspiram”, homenageando nossa linda caminhada de 30 anos, com o fazer pedagógico que possibilitou temáticas que sempre valorizamos ao longo de toda a trajetória. 

Em celebração ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril, a Biblioteca Esquina do Livro permeou a cultura indígena e compartilhou saberes de povos muito importantes para a nossa história, e sobretudo, valorizando o livro e a leitura. A ambientação temática proporcionou ações de muito conhecimento e aprendizado, por meio de contação de histórias, vídeos, exposição de livros, instrumentos musicais, móbiles com fotos e biografias dos autores; uma vivência que sensibilizou e contribuiu mais e melhor para a formação cultural dos nossos alunos. 

A experiência aguçou a curiosidade e fomentou o saber cultural no processo de construção dos projetos individuais das turmas do Ensino Fundamental, para a exposição de seus trabalhos. Dialogando com o Tema Integrador deste ano, que busca investigar a produção dos muitos saberes historicamente acumulados, tendo como fio condutor a perspectiva da cultura em suas inúmeras possibilidades de conhecimento, nossa Feira apresentou diferentes histórias e enredos, que são grandes inspirações do universo da literatura infantil, cujas temáticas constituem importantes referenciais pedagógicos no percurso da instituição e que permitem a partir da literatura um discernimento do mundo e um posicionamento perante a realidade, instigando igualmente imaginação e fantasia. 

Do dia 4 a 7 de maio, os pais e responsáveis dos alunos puderam conferir e apreciar as produções expostas, na Educação Infantil e Ensino Fundamental, constituindo-se de um universo lúdico e de rica diversidade, compondo-se de muitas cores, histórias, memórias, imaginação e magia, emocionando e encantando o público presente. A exposição trouxe uma gama cultural de referências literárias étnicas, tais como “O Pequeno Príncipe Preto”, “Coisas de índio”, “Malala e seu lápis mágico”, “Bruna e a galinha d’Angola” e tantas outras. 

São 30 anos de saberes e valorizando a nossa literatura, e com a tradicional Feira Literária que promovemos, temos a capacidade e possibilidade de explorar e propagar a diversidade de obras e autores do nosso país, para enriquecer com conhecimento e aprendizado a bagagem cultural dos nossos alunos. Pois com visibilidade, respeito e valor a esta rica gama literária que apresentamos, contribuímos com o pensamento crítico e provocamos e disseminamos importantes reflexões que a sociedade ignora.

Compartilhe

  • Facebook
  • WhatsApp
  • Twitter

Últimas notícias