Notícias

1 de julho de 2022

Festa Junina do AIACOM

Este ano pautamos a nossa festa na valorização popular e tradicional dos festejos juninos ao redor do país. Com pesquisas, estudos e muita dedicação, os alunos construíram lindos trabalhos, abordando os saberes, costumes e tradições sustentáveis desse tão adorado período do ano. Os festejos juninos abrem espaços para a riqueza e diversidade cultural do Brasil, envolvendo ritos, músicas, danças, culinária e muita diversão. Nesse contexto, o Colégio AIACOM em consonância com o Tema Integrador “Diálogos entre Saberes e ConsCiências Populares” evidenciou as manifestações juninas, destacando a sustentabilidade cultural e a ambiental através dos conhecimentos que são gerados pelas tradicionais populações brasileiras.

Deste modo, as turmas se mobilizaram em pesquisas, sob a perspectiva da cultura e do fortalecimento de práticas ecológicas e sustentáveis relacionadas às manifestações culturais, compreendendo que essa tradicional festa também traz um histórico baseado na comemoração da colheita e da fertilidade da terra. Tivemos como objetivo valorizar a relação entre festividades e as dinâmicas culturais e identitárias das comunidades populares, fortalecendo a (re)valorização da tradição e sustentabilidade (ambiental e cultural) em diferentes territórios do Brasil, além de reconhecer os saberes e o papel das populações tradicionais na conservação ambiental, valorizando a relação de gratidão e respeito com a natureza.

Toda essa construção culminou em lindas danças, que apresentaram temas como: “Dança do Coco de Roda”; “Festa do Milho”; “As Quebradeiras de Coco do Babaçu”; “Cirandeiras”; “Jongo”; “Conhecendo os Festejos Nordestinos”; “Milho, o Alimento Ouro do Brasileiro”; “Festa Junina, uma Festa de Tradição Popular”; “São João de Todos os Tempos”; “Ciranda, uma Dança que Movimenta o Corpo”; “Maracatu”; e “Cultura e Diversidade Nordestina”.

Compartilhar


Últimas notícias