Notícias

8 de julho de 2021

Formação on-line e presencial sobre ecologia integral e práticas sustentáveis

No dia 6 de maio, os colaboradores do AIACOM tiveram uma formação norteada por um valor agostiniano de grande importância para nossa instituição: a sustentabilidade. On-line, pelo Teams, o primeiro encontro do projeto Conexões Dialógicas sobre Ecologia Integral e Práticas Sustentáveis, trouxe como tema “Ecologia Integral: cuidando da casa comum”, com os convidados Adam Alfred e Moema Miranda. 

Adam apresentou a todos o tema “Sustentabilidade e pobreza”, trazendo dados sobre a pobreza no Brasil, como este antigo problema impacta o nosso meio ambiente, resulta no racismo ambiental e aponta consequências para o futuro. Já Moema Miranda, conduz o momento de palestra com uma provocação “Vivemos tempos difíceis: quem não estiver confuso, está mal informado!”.

Sua apresentação traz imagens que mostram os tempos difíceis vividos na atualidade, assim como uma reflexão do Papa Francisco, que diz “Ainda há tempo e o tempo é agora! Não deixemos que nos roubem a esperança.”, chamando a atenção de todos para a destruição ambiental e o roubo das riquezas naturais que nosso país vem sofrendo, objetificando que “se tudo está interligado, tudo está ameaçado!”. 

Já o 2° encontro do projeto “Conexões dialógicas sobre ecologia integral e práticas sustentáveis” foi presencial, em 9 de junho, reunindo colaboradores do setor administrativo, para uma discussão que apontou a prática na cozinha com os alimentos e os serviços gerais no consumo de água na unidade.

O tema abordado foi “Águas e energias, fontes inesgotáveis?”, sendo conduzido pelo coordenador de Pastoral da unidade – DEPAS – Reynaldo Wilson. O momento oportunizou a reflexão sobre o papel institucional e pessoal de cada um, diante do cenário de consumo excessivo dos recursos naturais, como a água e demais fontes de energia não renováveis, considerando a realidade local e global, bem como os princípios de uma Ecologia Integral. 

Confira os registros dos dois encontros.

Compartilhar


Últimas notícias