Notícias

30 de março de 2023

Atividades sobre bullying no AIACOM

Nos últimos dias, temos fomentado no nosso público a conscientização sobre um importante tema, o bullying.

No final do mês de março, reunimos os pais e responsáveis do nosso colégio para discutirmos e aprendermos mais sobre essa temática, durante o projeto Laços, cujo encontro incentiva escola e família a caminharem juntas. Mediado pela direção do AIACOM, o primeiro “grupo Laços” do ano pôde se beneficiar com um rico conteúdo de conhecimento e aprendizado sobre um tema sensível e necessário de se debater. Para falar aos pais e responsáveis presentes, convidamos a psicóloga sistêmica Rebeca Sinna, que esclareceu e orientou sobre as causas, consequências e a importância de se conscientizar e combater o bullying.

O encontro trouxe importantes reflexões acerca do tema, para um entendimento maior dos nossos espectadores sobre essa triste realidade, seja no ambiente familiar, na vida escolar, na sociedade. Entre outras coisas, o público aprendeu a identificar o problema e compreender como o diálogo pode ser um equilíbrio na relação com a criança, beneficiando a convivência e evitando possíveis causas. A ocasião oportunizou estreitar os laços e aprender métodos e maneiras mais apropriadas de se lidar com situações adversas, buscando soluções que desafiam cotidianamente escola e família.

Nas salas de aula, os alunos estudaram e se aprofundaram no tema; as atividades trouxeram reflexões e muita criatividade, eles puderam se expressar por meio da pintura, escrita, desenho, colagem, produzindo cartazes reflexivos e construindo histórias. As turmas deram seu recado, destacando bons sentimentos, mensagens de apoio e combate ao bullying. Com papel recortado na forma de mãos abertas, os alunos pediram “basta!” e “diga não ao bullying!”; também exercitaram a temática no quiz e caça-palavras; além de desenharem situações nas quais a vítima sofre esse tipo de violência, seja através do bullying virtual, facial, verbal ou emocional. Com um discurso engajado, os alunos valorizaram a importância de uma boa convivência, o respeito e o cuidado uns com os outros.

E ainda destacaram: para a Lívia, do 5° ano C, o bullying maltrata, destrói pessoas e a sociedade. Já o trio do 5° ano B, composto pela Anna Luíza, Juan Jeferson e Sofia, reforçou o coro e foi mais além, conscientizando de que o bullying não é brincadeira, é uma prática discriminatória, preconceituosa, desrespeitosa, podendo causar inúmeras consequências, como transtornos alimentares, tristeza, depressão e desestímulo à escola.

Compartilhe

  • Facebook
  • WhatsApp
  • Twitter

Últimas notícias