Notícias

27 de abril de 2023

Grupo Laços: “O impacto das mídias sociais na educação das infâncias e juventudes”

No dia 27 de abril, realizamos mais um Grupo Laços, com as famílias dos nossos alunos. A convidada deste encontro foi Márcia Cristina dos Santos, analista de sistemas e professora da rede estadual. Apresentamos o tema “O impacto das mídias sociais na educação das infâncias e juventudes”, alertando sobre os riscos com a tecnologia e as redes sociais. Com um vídeo apresentado, no formato de animação lúdica e com abordagem sobre parentalidade, o público pôde entender um pouco sobre o tipo de conteúdo que pode contribuir para o desenvolvimento da criança e do jovem, também para a interação e relação com o adulto e família.

Nossa convidada explica que, muitas vezes, o acesso à informação é mais recorrente pela atual geração de crianças e adolescentes, mas que são os pais que recorrem à tecnologia na busca por suporte e, por isso, é recomendável dosar essa busca por informação, pensar antes de acessar, pois o acesso precisa ser intermediário para os filhos e pode-se encontrar todo e qualquer tipo de conteúdo, dos mais diversos riscos, sejam eles sociais, morais, etc.

A palestra nos esclarece e nos faz um alerta: as redes sociais patrocinam marcas para coletar dados dos usuários e filtrar as preferências no acesso às mídias sociais. Em um ambiente externo como farmácia, por exemplo, dados podem ser vendidos para serem usados indevidamente na internet. O jovem, quando se expõe no ambiente virtual, submete seus dados a quem está do outro lado da tela, alguém que pode estar filtrando todas as suas informações de maneira maliciosa. Diante deste cenário, os pais e responsáveis puderam entender que, mesmo sabendo operar, o jovem não tem a mesma malícia, experiência e sabedoria do adulto para entender os riscos do que se opera na internet. É preciso que pais e responsáveis tenham mais consciência sobre este assunto e possam controlar os acessos e dispositivos da criança e do adolescente, podendo, até mesmo, fazer com que a criança possa também enxergar os riscos.

Na busca por um ambiente mais seguro nos acessos virtuais, Márcia assegura sobre tipos de senhas como dicas de segurança e apresenta leis contra crimes na internet, como o Marco Civil da Internet (Lei n° 12.965/12); Lei Carolina Dieckmann (Lei n° 12.737/12); e a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei n° 13.709/18).

Contudo, é importante estarmos antenados e que esta pauta sirva para que família e escola se ajudem, com um novo olhar para um futuro mais saudável.

Compartilhe

  • Facebook
  • WhatsApp
  • Twitter

Últimas notícias