Notícias

24 de setembro de 2020

Guia Animal não humano: presente!

A convite do Ministério Público de Minas Gerais, a diretora do Colégio Santo Agostinho – Contagem, Aleluia Heringer, escreveu o Guia “Animal não humano: presente!”, que traz reflexões sobre a educação e a relação entre animais humanos e não-humanos.

Aleluia esclarece que, embora a publicação seja voltada especialmente para educadores formais, todas as pessoas atuam, de alguma maneira, como educadoras nos seus círculos sociais, o que torna o guia útil para toda a população. “A relação que as crianças estabelecem com os animais é mediada pela família, pela escola e pela sociedade em geral. Elas aprendem por meio de exemplos e dos métodos de ensino, da educação formal e não formal. Assim, devemos entender que todos somos educadores”.

O lançamento virtual aconteceu no último dia 22 de setembro, data que marca, no Brasil o Dia da Defesa da Fauna, e contou, com a participação, além da autora,  da coordenadora da Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna (Cedef), promotora de Justiça Luciana Imaculada de Paula, do promotor de Justiça Júlio César Luciano, da 15ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural de Belo Horizonte, da presidente do Sinep-MG, Zuleica Reis Ávila, do capitão José Fernandes de Paula, da Associação Regional de Proteção Ambiental (Arpa), e da diretora da ONG Rock Bicho, Eliana Malta.

Há, no tempo chamado hoje, um imperativo humano, ético, moral, cultural, social, ecológico, político, econômico e legal que nos tensiona e nos pressiona a que possamos rever a forma como nos relacionamos com os animais não humanos”, afirma Aleluia.

Clique aqui para baixar, gratuitamente, a versão digital.

Compartilhe

  • Facebook
  • WhatsApp
  • Twitter

Últimas notícias