10 de março de 2022
A tradicional atividade pedagógica do Projeto Social do AIACOM, Partilhando Ideias, fez uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O encontro reuniu os alunos do 5° ano integral pela manhã e os alunos dos núcleos de atividades do Projeto Social no período da tarde, sob os cuidados da equipe do Projeto Social, com as convidadas Sheila Alves, Jéssica Simone e Bianca Cristina. Nossa gestora pedagógica Mônica Santos abriu a atividade com o poema de sua autoria, “Desabafo”. As palavras refletem a força e a importância da mulher, o valor da sua voz, a inquietude e busca por transformação e revolução social. Mônica e Aline Gil, que mediaram nossos encontros nos dois turnos, assim como os demais representantes da equipe do Projeto, reiteram que a mulher pode exercer o próprio dom e fazer a diferença, pode estar onde ela quiser e sem desistir dos seus sonhos.
Nossas três convidadas têm ou já tiveram relação direta com o AIACOM. Sheila, que esteve conosco no encontro da manhã, é mãe da Giovanna (5° ano) e do Lucas (1° ano), é artesã e nos conta sobre a sua atuação no mercado de trabalho, em como a descoberta dessa habilidade mudou a sua vida. Ela reflete que a mulher pode ser a provedora, dona do próprio trabalho, pode dar valor e qualidade ao que produz, é dona da própria história e buscar por conquistas e valorização do seu espaço, em uma luta constante por romper com as desigualdades.
Jéssica, nossa convidada também do turno da manhã, é mãe do aluno Davi Murilo (4° ano), trabalha como trancista e sua história apresentada nos transmitiu superação, persistência e muita força de vontade. Ex-aluna do Projeto Social e do extinto programa Jovem Aprendiz – parceria com a Petrobrás –, ela foi atrás dos seus objetivos, optou pelos estudos, enfrentou o preconceito e as dificuldades por ser mulher, negra, no mercado de trabalho e na vida. Como empreendedora, ela nos conta que seu maior desafio foi assumir o quanto é capaz, se aperfeiçoando cada vez mais na sua profissão. Em um ramo que valoriza a beleza feminina e masculina, Jéssica frisa a importância da autoestima, das meninas se valorizarem e não se submeterem ao que não querem ou não precisam. Ela atribui que na sua luta diária a trança é um instrumento de resistência.
Já no encontro do turno da tarde, recebemos Bianca Cristina, que é ex-aluna da oficina de teatro do Projeto Social, do Jovem Aprendiz e ex-aluna do curso livre de Educador Sócio Ambiental, que oferecemos em 2021. Na nossa roda de conversa, formada por jovens do Projeto Social, Bianca nos conta emocionada sobre sua trajetória, da importância que foi conquistar a formação técnica em Mecânica e hoje estar empregada em uma importante empresa do ramo, incentivando os adolescentes presentes sobre como é importante sonhar e ir atrás dos seus objetivos, aproveitar as oportunidades proporcionadas pelo AIACOM para, no futuro, conquistar o que desejam e realizar sonhos.
Com referências a personalidades femininas de grande força e representatividade por fazerem a diferença e inspirarem tantas outras, a exemplo de Carolina Maria de Jesus, o Partilhando Ideias também possibilitou importantes reflexões que fizeram os nossos jovens repensarem sobre o papel da mulher na sociedade, onde ela pode estar, até onde pode chegar e alcançar. O público presente pôde se inspirar com as histórias das nossas convidadas, se informar com estatísticas, refletir com os questionamentos, provocações, e repensar sob uma nova perspectiva sobre esta importante data e o que a mulher representa o ano inteiro e na nossa vida.