Notícias

25 de março de 2023

Roda de Conversa [Ponto de Cultura]

Nosso Ponto de Cultura, aos sábados, está de volta!

Abrindo o nosso primeiro encontro aos finais de semana deste ano, pautamos a temática sobre as mulheres da América Latina, culminando o mês com reflexões e apresentação de arte e cultura. O público ao qual direcionamos este evento, foram os pais e responsáveis do Projeto Social.

No dia 25 de março, trouxemos o tema “Pobreza Menstrual” e apresentamos às famílias presentes um rico conteúdo sobre a mulher no contexto social, com palestra, espetáculo de ginástica rítmica e interações com nossos alunos por meio dos trabalhos desenvolvidos ao longo do mês. Na ocasião, tivemos um importante momento de reflexão, abordando as conquistas da mulher, a garantia de direitos, o que a afeta, sua condição de pobreza ou situação de vulnerabilidade social. Sob mediação da nossa diretora Mônica Santos, a equipe trouxe informações importantes sobre a atividade de culminância e a coordenadora Aline Gil apresentou ao público a proposta pedagógica do Projeto Social.

A convidada deste encontro, para falar às famílias presentes sobre “Pobreza Menstrual”, foi Dandara Liz Ferreira da Silva, profissional da clínica da família. Dandara apresentou ao público o que envolve o tema, que não é só a questão econômica, mas também o acesso a insumos, serviços e informações. Este é um problema que afeta meninas e mulheres em situação de rua ou em privação de liberdade, além de homens trans que também menstruam. Como consequência, há alguns problemas de saúde, como infecções, alergias, problemas de saúde psíquica, problema de autoestima, ausência de bem-estar, entre outros.

Os alunos dos núcleos de artes, teatro, dança afro, ginástica rítmica, informática e multimídia, apresentaram seus desdobramentos sobre mulheres da América Latina, compartilhando com as famílias quais os aprendizados e descobertas durante o processo ao longo do mês. Ao final, tivemos a apresentação artística do núcleo de ginástica rítmica, “Mulheres em Resistência”, que por meio da obra “O que se Cala”, de Elza Soares, refletiu sobre os direitos das mulheres e sua força no movimento de luta por uma sociedade mais igual e justa.

"] -->

Compartilhe

  • Facebook
  • WhatsApp
  • Twitter

Últimas notícias